Dia das mães! Dia de boas lembranças!

Mais uma celebração do dia das mães sem ela. Já fazem 35 anos que ela se foi. Me foi permitido passar, dos meus 48 anos vividos, apenas 13 ao lado dela. Dos primeiros não tenho lembranças, mas tenho as marcas. A nutrição que veio através do seu amamentar. O aconchego e o calor do seu farto colo. O carinho inexplicável, mas perfeitamente perceptível, enfim, marcas que ficaram.
Mas veio o tempo de que me lembro. A comida simples mas perfeitamente saborosa. A conversa amiga. A brincadeira no meio dos retalhos enquanto a “cozinheira” costurava no seu dia de “folga” as roupas que eu e meus irmãos vestiríamos. As histórias bíblicas que também ouvíamos alí atentamente e que ficaram gravadas. O “harmônio” tocado nas reuniões das senhoras que acontecia toda quinta feira na sua folga. A sua chegada, sempre após as 19h, cansada por ter passado o dia todo de pé cozinhando, nos últimos tempos em um hospital. A chegada do trabalho sempre trazia surpresas, alguma “coisinha gostosa”, mesmo que fosse apenas uma bala, era a mais gostosa. Lembranças. Servir era sua vocação. Seu coração altruísta a aproximava de quem sofria para sofrer junto e tentar achar algum caminho, alguma solução. Exemplo.
Horário de intervalo para o café no meu trabalho, dia de folga dela. Depois da reunião das senhoras ela passa no meu trabalho e tomamos um sorvete juntos, nosso último momento juntos. Depois dali em pouco tempo, um AVC fulminante e ela se foi. Foi para a casa definitiva. Foi para o descanso. Faz muita falta. Deixou muita saudade, mas deixou um legado, um exemplo de uma vida de serviço a Deus e ao próximo. D. Percília Lopes Machado. Lembrar dela não é um esforço é natural. Lembrar dela me leva às lágrimas, mas só de saudade. Lembrar dela, me chama a atenção, me encoraja, me impulsiona na direção de um exemplo a ser seguido. Uma mulher simples, mas guerreira, que não era perfeita, mas temia a Deus e procurava seguir os passos do Senhor Jesus, minha mãe. Lembranças, exemplo, saudade, muita saudade.

~ por celsommachado em 12/05/2013.

Deixe um comentário

 
