…seguindo o caminho…

“O discipulado consiste em olhar para o Senhor e Mestre da nossa existência, assumindo a vida nos momentos concretos […] O mundo precisa de gente humana, que busca sua humanidade no Cristo e a revela no dia-a-dia, no mundo. Deus não quer e não precisa de pequenos deuses que se refugiam fora do mundo, porque ele mesmo entrou no mundo em Cristo”.

(Harald Malschitzky citando Bonhoeffer)

Muitas idéias sobre seguir a Jesus, sobre o discipulado, povoam as mentes daqueles que se denominam cristãos, ocupam espaço nas confissões de fé de instituições religiosas cristãs, compõem formulações doutrinária e credos. Mas em meio a tantas possibilidades existem, a meu ver, alguns equívocos, pois muitas conclusões resultantes de tantas elucubrações se distanciam da proposta básica e simples das escrituras. Na carta que escreve aos Filipenses mais precisamente no capítulo 2, Paulo consegue tratar esta questão de forma muito objetiva e coerente com os Evangelhos e com o evangelho. Ele deixa claro que o esvaziamento de Jesus Cristo vivido na encarnação propõe o caminho do discipulado, ou seja, simplesmente seguir a Cristo no caminho do esvaziamento de si mesmo e da humildade. Esta postura faz da pessoa discípulo de Cristo e parte da sua comunidade, a Igreja.

Anúncios

~ por celsommachado em 31/08/2011.

2 Respostas to “…seguindo o caminho…”

  1. Em tempos em que a novidade é o que interessa, e onde as suposições viram regras, a simplicidade do evangelho destoa… até dos próprios evangélicos…
    Belo texto, pastorzão!
    Abs!
    Claudião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: