…meu brasil…minha igreja…

Vivemos uma realidade assustadora, onde a impunidade, a violência a corrupção se impõem, nos fazendo pensar que o Brasil não tem jeito. Algumas posições teológicas fatalistas realmente afirmam isso. “A sociedade não pode ser melhor”,  “A tendência é piorar”, “O pior está por vir”. Acredito no que a Bíblia diz. Acredito em um basta de Deus a toda injustiça. Mas acredito em um povo chamado por Deus, que tem por vocação ser sal e luz neste ambiente em processo de deterioração.

Temos consciência da omissão do atual governo do nosso país e de governos anteriores, que área da saúde, da educação, em situação crítica. Sabemos que as conseqüências são terríveis, pois desembocará em sofrimento, falta de dignidade, falta de oportunidade para muita gente. Isso significa mais pessoas criadas a imagem e semelhança de Deus sendo empurradas para a margem da sociedade onde já existe um contingente assustador. Isso é apodrecimento social, e onde está o sal? Isso são trevas e escuridão e onde está a luz? Assistimos pela televisão, lemos em jornais e revistas a podridão que acontece por baixo dos tapetes do Congresso Nacional, mas graças a Deus, que tudo isso está vindo à tona. Homens que foram eleitos pelo povo sofrido, que, de verdade, constrói este país, trazem em seus currículos escândalos dos quais deveriam se envergonhar, mas ao contrário disso, quando questionados por repórteres, fazem piadinhas, desdenhando do povo, subestimando o povo, humilhando e ridicularizando pessoas criadas a imagem e semelhança de Deus. E o que dizer dos conchavos sujos que acontecem na formação da famosa “comissão de ética” nas CPIs fazendo com que qualquer investigação tenha sempre um “final feliz” com muito queijo e orégano. Isso é podridão e escuridão, e onde está o sal e a luz? Onde está a Igreja com  vocação profética?

Creio que com raríssimas exceções, está disputando o mercado de membresia, tentando descobrir, com a ajuda de marqueteiros, o melhor programa para manter bons pontos na audiência de seus programas. Enquanto isso, as fileiras dos marginalizados aumentam, o número de pessoas sem o que comer, e de crianças sendo sacrificadas a Moloques modernos como as drogas e a violência a começar pela familiar. Eu creio, salvo algumas exceções, que como Igreja, temos nos assemelhado a infiel Jerusalém, aos pastores que apascentam a si mesmos, aos falsos profetas citados no livro do profeta Ezequiel. Creio que, Deus quer que experimentemos uma realidade diferente de Brasil, mas isso só acontecerá se a Igreja acordar e entender que sua missão não tem nada a ver com bons programas. Entender que sua missão será realizada fora dos ambientes confortáveis e muitas vezes glamurosos onde realiza suas reuniões.

Talvez alguém possa olhar para estas palavras e dizer: “Isso é utopia!” Mas eu insisto em dizer que não; Gandhi certa vez disse o seguinte: “Seja em você a mudança que quer para o mundo” e sabemos as marcas que ele deixou na história de sua nação. Mas o maior argumento que tenho para afirmar isso são os evangelhos. Leia os evangelhos e veja possibilidades para o nosso Brasil através da vida de Jesus Cristo de quem nos dizemos discípulos. Leia os evangelhos e comece a sonhar com isso. Leia os evangelhos e se deixe moldar por eles. Leia os evangelhos e siga seu mestre por caminhos de mudanças no seu Brasil.

Anúncios

~ por celsommachado em 13/05/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: