EU tem que morrer!

A vida cristã é uma vida boa! Vida abundante com a marca da presença de Cristo que, através do Espírito Santo, nos consola, orienta, ensina e fortalece. Mas… Com tudo isso não deixa de ser uma batalha. Seguir a Jesus implica em estar envolvido em pelo menos três batalhas. Uma delas é a que é travada em relação ao mundo e seu sistema de valores, a outra é aquela contra o maligno, que anda à espreita procurando quem possa tragar. Essas batalhas podem ser vencidas sem muitas dificuldades, praticando a obediência à Palavra e recorrendo ao poder que há no nome de Jesus. Mas a terceira batalha… Ah, essa me parece ser a mais difícil! É aquela que travamos contra nós mesmos. É a minha forma egoísta de ser, a minha vontade, a minha opinião, do meu jeito; são as minhas razões, as minhas necessidades e quantos mais meus e minhas que você puder acrescentar. Eu sou meu maior inimigo! É por isso que quando Jesus chama os seus ao discipulado em Lucas 9:23, Ele diz: “Se alguém quer vir… negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz…”. Com isso deixa claro que não há como segui-lo e viver a vida resultante deste discipulado, sem a experiência da morte do eu. Na verdade, há quem diga que o nosso eu não pode ser treinado ou domesticado; ele tem que morrer, ou seja, eu tenho que morrer para mim mesmo! O apóstolo Paulo, um homem determinado a viver a plenitude desse discipulado, partilhava das mesmas angústias de mortais como nós: “O bem que quero não faço, mas o mal que detesto está sempre presente na minha vida”. E diante das suas “impossibilidades”, ele decreta a morte do seu eu e luta com todas as forças para fazer valer este decreto: “Já estou crucificado com Cristo, a vida que vivo não é minha…, pois Cristo vive em mim”. Não é impossível, logo é possível e, mais que isso, é extremamente necessário, é a nossa única saída. Seguindo os passos e o coração do nosso mestre, descritos em Filipenses 2:1-11, vamos conquistar a vitória na batalha espiritual mais dura que enfrentamos, decidindo morrer para nós mesmos e viver Nele e para glória Dele, a vida que Ele quer que vivamos. Você já morreu hoje?

~ por celsommachado em 02/05/2010.

Deixe um comentário

 
